LEONORA FINK
1981 - CURSO TÉCNICO DE DESENHO DE COMUNICAÇÃO
 
Viagem realizada de trem, São Paulo a Paranapiacaba, para estudos com acompanhamento do professor wilson ribeiro dos santos jr, wilsinho caracol.

Estrada de ferro Paranapiacaba
antiga Alto da Serra
Município de Santo André, SP
Linha-tronco - km 30,300 do ano de 1935


http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u424242.shtml

imagem mapa da SP railway do site
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ramais/spr.jpg


História da SP Railway retirada do site
http://www.estacoesferroviarias.com.br/p/paranapiacaba.htm

"A São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou durante muito anos - até a década de 30, quando a Sorocabana abriu a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946, com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à REFESA, e, em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla. O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as TUES dos trens metropolitanos. "

voltar a busca


ver ampliado

voltar a busca

ver ampliado

voltar a busca