LEONORA FINK
1975 - CURSO TÉCNICO DE DESENHO DE COMUNICAÇÃO
 
material enviado pela professora Helena Guedes



OBJETIVOS GERAIS EDUCAÇÃO ARTÍSTICA III
professores: chaves e laura
programas dos cursos
departamento de projeto – 1975


Objetivos Gerais

1. fornecer aos alunos elementos metodológicos e informativos que possibilitem a formação de uma atitude crítico-criativa face aos diversos conjuntos de signos que informam a sociedade, proporcionando condições de reflexão conjunta, que respeitem as suas possibilidades e tendências individuais.

2. no caso das características peculiares ao curso técnico de desenho de comunicação, o conjunto de signos face aos quais os alunos devem formar uma atitude crítico-criativa, seria o conjunto dos signos plásticos (a pintura, a arquitetura, o desenho industrial por exemplo), assim como o dos signos verbais ( a literatura, o jornalismo, etc...).

3. a rigor, o curso técnico de desenho de comunicação não visa a uma profissionalização imediata, não se tratando também de uma preparação para o vestibular. antes, sua preocupação recai sobre uma formação geral e artística, assim fornecendo meios para uma possível profissionalização ou preparando o aluno para assumir a situação do vestibular. face às diferenças existentes entre as turmas diurnas e noturnas, há que se levar em consideração, sempre essa discrepância, ao formular o planejamento. pois para as turmas da noite ele deverá ser mais pragmático.

são Paulo, 07 de fevereiro de 1975.


OBJETIVOS GERAIS
Área 1
Professores: anna, auresnede, beti, chaves, marcos, odair, tamiko


1. fazer com que o raciocínio plástico visual possa acontecer provido de adequada conceituação e terminologia, buscando obter por parte dos alunos uma postura crítico-criativa individual e de grupo, que resultará, por sua vez, na possibilidade de um assumir mais total perante os resultados obtidos.

2. que as experiências colocadas para os alunos, não sejam entendidas como um fim nelas mesmas, mas que se estruturem como componentes de um universo maior de criatividade e produção.

são Paulo, 07 de fevereiro de 1975.


escola de 2º grau – iadê
curso técnico de desenho de comunicação dep. projeto – 1975
disciplina:atelier de projeto e educação artística III
ficha de programação
profs: chaves e laura


1. objetivos

1.1. os objetivos específicos dos cursos atelier de projeto e educação artística III, no 3º ano do colégio técnico de desenho de comunicação de 1975, estarão apoiados nos objetivos da área que reúne estas mesmas disciplinas, cuja origem está nos objetivos gerais da escola, como instituição educacional e de aprendizagem.

1.2. neste 3º ano, em cada experiência escolar se procurará fazer a síntese de todas as experiências anteriores, no sentido de que os alunos tenham oportunidade de explorar ao máximo suas potencialidades criativas, tanto no interesse de um possível exercício profissional como desenhistas, quanto para eventual continuação de estudos em nível universitário.

1.3. para tanto, os exercícios estarão sempre apoiados previamente numa investigação teórica que englobe o discurso sintático, semântico e pragmático, para, numa etapa seguinte, cultivar o hábito pelo encaminhamento metodológico na produção das mensagens visuais, culminando na documentação técnica das propostas, fazendo opção por recursos de linguagem, que melhor se caracterizem como desenho de comunicação, podendo incluir até o que se convencionou chamar desenho técnico.

1.4. se procurará, sempre que possível, somar a estas duas disciplinas qualquer uma das outras do C.T.D.C., buscando-se com isto demonstrar aos alunos a possibilidade de descobrirem a caracterização de novas sínteses visuais incluindo uma somatória de variáveis oriundas de diversas áreas de estudo e produção.

2. programa - conteúdos

2.1. os conteúdos deste programa não serão necessariamente consecutivos, visto que serão abordados de forma estrutural, num plano de coerência aos objetivos anunciados.

2.2. itens a serem abordados durante o ano de 1975.

2.2.1. o universo da expressão artística.
2.2.2. a mensagem estética.
2.2.3. a mensagem funcional.
2.2.4. o conceito de ambigüidade.
2.2.5. o conceito de produto.
2.2.6. o conceito de artesanato.
2.2.7. protótipo e originais.
2.2.8. as diversas acepções da palavra desenho.
2.2.9. a unidade: desenho industrial – comunicação visual.
2.2.10. o espaço arquitetônico e o espaço urbano.
2.2.11.princípios gerais para uma sintática nas artes visuais.
2.2.12. iniciação à semântica de algumas estruturas visuais.
2.2.13. iniciação ao estudo da ergonomia.
2.2.14. elementos para uma metodologia do projeto.

3. exercícios

3.1. março – exploração plástica bidimensional sobre estruturas da natureza viva.
3.2. abril – exploração plástica tridimensional.
3.3. maio – junho – estudo de empunhadura, objeto.
3.4. agosto – setembro – o espaço arquitetônico e o espaço urbano.
3.5. outubro – novembro – produção de estruturas plásticas a partir de uma análise: da cidade; do edifício; do objeto; da música; da literatura; etc...


voltar a busca


ver ampliado

educação artística 3
voltar a busca