LEONORA FINK
1971 - CURSO TÉCNICO DE DESENHO DE COMUNICAÇÃO
 
Livreto do iadê de 1971, conteúdo referente ao curso de administração de empresas - o livreto foi digitalizado e enviado para o iadê resgate pelo aluno do curso de administração Mauro Costa Barros

curso técnico de administração de empresas

o curso técnico de administração de empresas foi organizado pelo iadê com base na atual proposta do governo de reformulação do ensino médio.
foi armado um currículo de três anos, que levou em conta as necessidades do mercado de trabalho na cidade de são paulo.
esse currículo tomou como modelo a mais rica experiência de ensino de administração que temos no momento: a da escola de administração de empresas da fundação getúlio vargas.

quais os objetivos deste novo curso?

_formar técnicos de nível médio em administração de empresas.
_antecipar uma formação teórica e prática para aqueles alunos que pretendem continuar seus estudos, em nível universitário, nos setores de economia ou administração.
_e, finalmente, dar uma formação profissional imediata, a partir do 2º ano do curso, para todos os alunos, por meio de estágios em empresas.

estrutura curricular do curso

1º ano

1. português.

2. matemática.

3. história.

4. economia.

5. introdução à teoria da administração.

6. introdução à administração da produção.

7. introdução à administração contábil e financeira.

8. prática profissional.

9. educação física.

2º ano

1. português.

2. matemática.

3. geografia.

4. introdução à mercadologia.

5. organização e métodos.

6. custo de produção e vendas.

7. administração de pessoal.

8. programação e controle da produção.

9. prática profissional.

10. educação moral e cívica.

11. educação física

3º ano

1. português

2. estatística.

3. sociologia.

4. introdução ao mercado de capitais

5. pesquisa de mercado e administração de vendas.

6. processamento de dados.

7. técnicas de comércio internacional.

8. prática profissional.

9. organização social e política.

10. educação física.

programas

1º ano

1. português

noções básicas de gramática histórica. fonética e prosódia. noções gerais de análise sintática. técnicas redacionais.

2. matemática

revisão do programa do ginásio. álgebra.

3. história

ao aluno de administração de empresas importa, basicamente, o conhecimento de nossa história econômica. esta disciplina servirá de base para sua formação intelectual e profissional. sem esta visão não estaria preparado para entender o comportamento do sistema industrial de que pretende participar. nesta disciplina serão estudadas as razões que nos levaram a uma condição de subdesenvolvimento econômico, e quais os caminhos para o desenvolvimento.

4. economia.

o objetivo desta disciplina é dar ao aluno informações que facilitem o entendimento das variáveis que interferem no funcionamento do sistema econômico, destacando-se o papel da empresa dentro desse sistema.

5. introdução à teoria da administração.

esta disciplina mostrará ao aluno, o que é uma organização, como é possível estudá-la, classificá-la e em que setores está dividida.

6. introdução à administração da produção.

disciplina estruturada com a finalidade de dar ao aluno conhecimentos técnicos completos em duas áreas específicas do setor de produção: a administração de compras e administração de compras e administração de compras e administração de estoques.

7 introdução à administração contábil e financeira.

a finalidade desta disciplina é dar ao aluno uma visão do que é um sistema contábil. na sua atividade profissional futura, o aluno deverá estar capacitado para entender os vários relatórios financeiros que as empresas costumam utilizar. pretende-se com esta disciplina fornecer os elementos que preencham estes objetivos.

2º ano

1. português

técnicas redacionais. leitura e análise de textos de economia e administração.

2. matemática

-álgebra.

3. geografia

ao aluno de administração de empresas, interessa, basicamente, o estudo da geografia do ponto de vista econômico. esta disciplina visa informar sobre as bases materiais com que conta o Brasil, para promover seu desenvolvimento: seus recursos naturais, suas riquezas, o grau de aproveitamento das mesmas, etc.
o objetivo principal do estudo da geografia, da maneira como a concebemos, seria dar ao aluno condições para o entendimento de problemas atuais, como, por exemplo, a transamazônica, as 200 milhas marítimas, e que estão estreitamente ligados a uma compreensão de nossas necessidades em termos de ocupação física do território nacional, como condição para o estabelecimento definitivo de um processo de autonomia econômica e política.

4. introdução à mercadologia.

área de fundamental importância dentro da administração de empresas, moderno instrumento de pesquisa, análise e decisão do administrador contemporâneo.
_conceitos básicos de mercadologia – o consumidor.
_o produto: características mercadológicas – promoção e propaganda – vias de distribuição.

5. organização e métodos.

as empresas nacionais sentem, cada vez mais, a necessidade de se adaptarem às técnicas modernas de organização e métodos, ou apenas a contratação de elemento especializado, conforme o tamanho da empresa. poucas são as empresas que, no momento, têm condições de atender a essas necessidades, por falta de pessoal especializado no mercado de trabalho. esta disciplina é uma das que mais campo de trabalho abrirá para os alunos.
- introdução à organização e métodos – técnicas de levantamento de dados – estudo da estrutura e do fluxo de trabalho – análise e crítica do processo – estudo de formulários – análise e crítica do processo – estudo de formulários – análise das operações.

6. custo de produção e vendas.

o levantamento, analise e formação dos custos dos produtos industriais é, hoje em dia, imprescindível para que as empresas possam competir e sobreviver no mercado. a formação de uma estratégia mercadológica eficaz, depende fundamentalmente da formação dos custos dos produtos. esta disciplina preparará o aluno para um cargo de grande importância: analista de custos.

7. administração de pessoal.

o elemento humano é o principal recurso produtivo com que conta a empresa moderna. o provimento e administração eficiente deste recurso, é, portanto, de vital importância para o desempenho de uma empresa. faltam elementos no mercado de trabalho com formação adequada para o preenchimento dos cargos no setor. esta disciplina foi incluída no currículo do curso, visando à preparação dos alunos para trabalhos nesta área.

8.programação e controle da produção.

a programação e controle da produção é a função administrativa, que tem por objetivo fazer os planos que orientarão a produção e servirão de guia para o seu controle. a programação e o controle da produção determina “o que” vai ser produzido, “como” vai ser produzido, “quem” vai produzir e “quando” vai ser produzido. serão estes os temas desta disciplina, que visa dar ao aluno um conhecimento integrado dos problemas administrativos do setor de produção das empresas.


3º ano

1.português

análise sintática. técnicas redacionais, o problema da comunicação interna nas empresas.

2.estatística.
para o administrador de empresas, a estatística é uma ferramenta básica de trabalho. a sua utilização está diretamente ligada a todas as tarefas que envolvem problemas de controle. assim, ela é largamente empregada em áreas como controle de qualidade, pesquisa de mercado, etc.

3. sociologia.

noções introdutórias de sociologia – o significado social do trabalho – o desenvolvimento da produção industrial do ponto de vista sociológico – o sistema de produção em séria – a industrialização no Brasil.

4. introdução ao mercado de capitais.

o grande desenvolvimento do setor de serviços ligados ao sistema financeiro nacional, com a proliferação de inúmeras instituições operando dentro deste sistema, constitui a principal justificativa de inclusão desta disciplina no curso. a carência de profissionais com conhecimento específico dos problemas ligados ao setor e que, ao mesmo tempo possuam uma informação geral, já se faz sentir. a expectativa futura é a de que o setor financeiro continue como um dos mais dinâmicos da economia brasileira e, portanto, com crescente necessidade de pessoal qualificado para o seu próprio desenvolvimento.

5. pesquisa de mercado e administração de vendas.

esta disciplina foi dividida em duas partes distintas, correspondendo, cada uma delas, a um semestre de aulas. no 1º semestre, o aluno estudará as diversas técnicas de pesquisa de mercado. o 2º semestre será dedicado ao estudo de controles mercadológicos de vendas. serão estudados métodos e rotinas de controles das variáveis que interferem no processo de comercialização.

6. processamento de dados.

esta disciplina foi escolhida para integrar o currículo deste curso, entre outras razões, em função das enormes possibilidades de trabalho imediato que a mesma oferece. é do conhecimento de todos, de que existe uma enorme carência de profissionais, nesta área. esta disciplina foi organizada de maneira a dar as bases teóricas e práticas necessárias à profissionalização do aluno neste setor.

7. técnicas de comércio internacional.

dentre os muitos setores da atividade empresarial em que o conhecimento de legislação específica é indispensável para o exercício de atividades profissionais, destaca-se a do comércio com o exterior. o Brasil atravessa uma fase em que procura vencer a distancia que nos separa das grandes sociedades industriais, no menor espaço de tempo possível. o governo federal optou, dentre as muitas alternativas, por uma política econômica de promoção de desenvolvimento, que implica num relacionamento íntimo com o comércio internacional. tudo isso conduz à necessidade das empresas se prepararem para uma participação ativa no comércio exterior. daí ser cada vez mais imperioso, para as empresas, contarem com funcionários especializados, de nível médio, em importação e exportação.
esta matéria foi estruturada com a finalidade de capacitar os alunos para este campo profissional.

8. educação física.


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