Material enviado pela professora Helena Guedes
OBJETIVOS DE SEMIOLOGIA III
Estudo geral da Semiologia (primeiro momento) e posterior verificação da teoria, mediada pela decodificação e análise de obras arquitetônicas e do Desenho Industrial.
objetivos de cada unidade da matéria SEMIOLOGIA III
PRIMEIRO SEMESTRE Noções gerais sobre a Semiologia: o que é e onde se aplica. Aplicar a semiologia à imagem. Fornecimento de noções gerais sobre a semiologia da imagem. Análise semiológica dos quadrinhos: aplicação de conhecimentos semiológicos aos quadrinhos. Fazer com que os alunos manipulem eles mesmos o instrumental teórico.
SEGUNDO SEMESTRE Fornecimento de subsídios teóricos e práticos para a compreensão do desenvolvimento da arquitetura e para a capacitação analítica de obra arquitetônica moderna.
programa da matéria por aula PRIMEIRO SEMESTRE
I. SEMIOLOGIA
1. O que é a Semiologia? Informações gerais sobre o termo e sobre o aparecimento da semiologia. O aparecimento da Lingüística. 2. Saussure e a lingüística estrutural: Informações gerais sobre a natureza do signo lingüístico. A noção de signo. Noções sobre a oposição Língua/Fala. 3. Noções gerais sobre a oposição Significante/Significado; sobre a noção de Sistema, Pertinência. Aproximação com a idéia de código. 4. Noções gerais sobre a noção de Conotação (contraposta à de Denotação). 5. Retórica e ideologia. 6. Análise semiológica da imagem. _os quadrinhos 7. A tradição visual (o problema da Forma e da convencionalidade). 8. Introdução aos elementos da narrativa dos quadrinhos. 9. Noções gerais sobre a análise semiológica dos quadrinhos. 10. Orientação para leitura de BUM 11. A história dos quadrinhos. 12. História em quadrinhos e o branco e preto.
SEGUNDO SEMESTRE
1. Grécia e Roma 2. A Arte Cristã: a Basílica. O Gótico. 3. O Barroco 4. O Estilo 1900. Funcionalismo e Arquitetura. 5 . A Escola de Chicago. 6. Cubismo e Arquitetura. 7. Arquitetura e Semiologia. Denotação e Conotação Arquitetônica. 8. Avaliação. 9. Funções primeiras e funções segundas. 10. Códigos arquitetônicos. 11. Arquitetura e ideologia. 12. Os códigos externos. 13. Arquitetura no Brasil. Época Colonial. 14. Arquitetura no Brasil – Século XIX 15. Arquitetura no Brasil – Brasília.
métodos utilizados para dar a matéria
1. Instrumento principal: texto elaborado pelo professor. 2. O texto será usado da seguinte maneira: um grupo reduzido de alunos deverá explicitar e problematizar o texto previamente distribuído, seguindo-se discussão com a classe e complementação pelo professor. 3. A projeção de slides será feita quando necessária, de acordo com o desenvolvimento das leituras dos textos. 4. Nos últimos bimestres dos semestres os alunos apresentarão trabalhos especiais, no sentido de que serão trabalhos mais elaborados. Exemplo: apresentação de análise semiológica de um quadro; ou apresentação de uma pequena história em quadrinhos criada pelo aluno, etc... 5. Portanto, nos últimos bimestres dos semestres, serão selecionados alguns trabalhos que deverão ser expostos para a classe em seminário. 6. Os alunos receberão assistência individual para acompanhamento de trabalhos.
critérios de avaliação
Duas provas bimestrais, sobre toda a matéria estudada até aquele ponto. Seminários de grupos de dois alunos. Trabalhos individuais ou de dois alunos a serem feitos e apresentados nos últimos bimestres dos semestres.
BIBLIOGRAFIA
1. A Estrutura Ausente, Umberto Eco.
2. Arte e Técnica, Pierre Francastel.
3. Os Pioneiros do Desenho Moderno, N. Pevsner.
4. Bauhaus: Nova Arquitetura, W. Gropius.
5. Quadro na Arquitetura no Brasil, Nestor G. Reis Filho.
6. Morada Paulista, Luís Saia.
7. Maneiras de Pensar o Urbanismo, Le Corbusier.
8. História Social da Arte, Hauser.
9. História da Arte, Bazin.
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