Eu estudei no IADÊ nos anos 67,68 e 69 como Renata Sopher.
No fim do primeiro ano fui convidada a ser assistente de 3 professores durante todo segundo ano. Eles foram o Haron Cohen, o Roberto Lombardi e o Ruy Ohtake. Fiz tantas e tantas mudanças na minha vida depois disto que não tenho mais nenhum trabalho. Fiz um projeto na ocasião para um calendário que foi bárbaro, infelizmente não tenho nem foto. O Marcio Colaferro é a única pessoa que mantive algum contato até mais recentemente. As outras pessoas nunca mais. Fui aluna do Sergio Ferro, do Wesley Duke Lee, do Laonte Klawa, do Ricardo Ohtake além dos 3 mencionados acima.
A experiência e o impacto que me causaram o curso foram inesquecíveis! Saí do segundo grau de um colégio rígido em Porto Alegre e me deparei com um ambiente arejado, instigante e inteligente! Aprendi muito em desenho técnico e principalmente em cultura geral. Lembro bem das aulas de Sociologia da Arte e de HQ ! Um fato também inesquecível foi uma gravura do Rubens Guechmann que um professor trouxe para a aula para vender/leiloar e eu comprei no ato (Lindonéia). Não aprendi nada de design de superfície, minha principal atividade hoje, porque a proposta do curso era comunicação e desenho técnico.
Lamento profundamente que o curso nunca tenha alcançado o status de curso técnico. Me fez muita falta no meu CV!
Fico muito contente com este resgate e saber que existe uma comunidade de “ex-iadenses” tão entusiasmada e da qual eu faço parte.
Renata Rubim, Porto Alegre, Junho de 2005 www.renatarubim.com.br
|