material cedido pela professora Helena Guedes
OBJETIVOS GERAIS EDUCAÇÃO ARTÍSTICA II professores: odair, eddy, objetivos e programação departamento de projeto – 1975
Objetivos Gerais
1. fornecer aos alunos elementos metodológicos e informativos que possibilitem a formação de uma atitude crítico-criativa face aos diversos conjuntos de signos que informam a sociedade, proporcionando condições de reflexão conjunta, que respeitem as suas possibilidades e tendências individuais.
2. no caso das características peculiares ao curso técnico de desenho de comunicação, o conjunto de signos face aos quais os alunos devem formar uma atitude crítico-criativa, seria o conjunto dos signos plásticos (a pintura, a arquitetura, o desenho industrial por exemplo), assim como o dos signos verbais ( a literatura, o jornalismo, etc...).
3. a rigor, o curso técnico de desenho de comunicação não visa a uma profissionalização imediata, não se tratando também de uma preparação para o vestibular. antes, sua preocupação recai sobre uma formação geral e artística, assim fornecendo meios para uma possível profissionalização ou preparando o aluno para assumir a situação do vestibular. face às diferenças existentes entre as turmas diurnas e noturnas, há que se levar em consideração, sempre essa discrepância, ao formular o planejamento. pois para as turmas da noite ele deverá ser mais pragmático.
são Paulo, 07 de fevereiro de 1975.
OBJETIVOS GERAIS
Área 1
Professores: anna, auresnede, beti, chaves, marcos, odair, tamiko
1. fazer com que o raciocínio plástico visual possa acontecer provido de adequada conceituação e terminologia, buscando obter por parte dos alunos uma postura crítico-criativa individual e de grupo, que resultará, por sua vez, na possibilidade de um assumir mais total perante os resultados obtidos.
2. que as experiências colocadas para os alunos, não sejam entendidas como um fim nelas mesmas, mas que se estruturem como componentes de um universo maior de criatividade e produção.
são Paulo, 07 de fevereiro de 1975.
escola de 2º grau – iadê curso técnico de desenho de comunicação dep. projeto – 1975 disciplina: educação artística I ficha de programação profs: eddy, odair
objetivos
1.0 – o curso objetiva basicamente o aprimoramento da percepção visual, iniciada no ano básico, caracterizamos o programa, no sentido da formação artística visual em nível médio, e nas futuras atividades dos alunos como candidatos às escolas superiores de artes visuais, arquitetura e atividades profissionais.
desenvolvimento
1.0. – os trabalhos serão executados em classe – estudos e lay-outs – e a arte final em casa. 2.0. – levar-se-á em conta a carga horária e as disponibilidades atuais de recursos da escola.
3.0. - toda a informação teórica sobre a matéria tem uma abordagem prática.
4.0. – serão utilizados recursos tais, como filmes, diapositivos, para a constatação e discussão dos fenômenos visuais.
programa
o programa está dividido nos seguintes itens:
março-abril
- análise e discussão sobre o tema orgânico. - aplicação através de estudos e croquis (papel amassado). - à livre escolha do aluno qualquer elemento da natureza, tais como: pedras, folhas, etc. - estudos e croquis (cópia). - análise e discussão sobre o tema inorgânico. - cópia do sólido geométrico cubo (várias posições). - entrega de oito estudos em formatos que variam de 50X50 a 70X80. - transposição das técnicas utilizadas (lápis, ecoline, pastel). para a pintura em tela (bidimensional) com tinta liquitex.
maio
- análise e discussão da pintura em tela bidimensional. - a partir do resultado bidimensional, reproposição no tridimensional, utilizando materiais tais como: madeira, papel, cortiça, etc.
junho - exercícios de verificação (3) realizados em aulas, com base nos trabalhos teórico-práticos do 1º semestre.
agosto – setembro
- informação teórica sobre silkscreen - montagem da tela - escolha do tema - impressão - montagem em passpatour - entrega
setembro - outubro
- organização plástica do tema: primavera, a partir da poesia de Carlos Drummond de Andrade.
novembro
- exercícios de verificação (3) – realizados em aula, com base nos trabalhos teórico-práticos do 2º semestre.
obs: indicaremos no decorrer do ano informações tais como exposições e eventos artísticos, que serão motivos de discussão e análise.
avaliação
1º - a avaliação dos trabalhos será feita através de seminários, obedecendo-se ao critério de:
a- quantidade – qualidade
b- desenvolvimento criativo a partir dos referenciais caracterizados no exercício proposto.
c- autocrítica do aluno
d- finalização
2º - o professor participa como orientador crítico e coordenador.
3º - os alunos deverão guardar todos os trabalhos para efeito de uma avaliação final.
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