LEONORA FINK
1975 - CURSO TÉCNICO DE DESENHO DE COMUNICAÇÃO
 
material cedido pela professora Helena Guedes


OBJETIVOS GERAIS PROJETO I
Professores: tamiko e marcos
Objetivos e programação
Departamento de Projeto – 1975


Objetivos Gerais

1. fornecer aos alunos elementos metodológicos e informativos que possibilitem a formação de uma atitude crítico-criativa face aos diversos conjuntos de signos que informam a sociedade, proporcionando condições de reflexão conjunta, que respeitem as suas possibilidades e tendências individuais.

2. no caso das características peculiares ao curso técnico de desenho de comunicação, o conjunto de signos face aos quais os alunos devem formar uma atitude crítico-criativa, seria o conjunto dos signos plásticos (a pintura, a arquitetura, o desenho industrial, por exemplo), assim como o dos signos verbais ( a literatura, o jornalismo, etc...).

3. a rigor, o curso técnico de desenho de comunicação não visa a uma profissionalização imediata, não se tratando também de uma preparação para o vestibular. antes, sua preocupação recai sobre uma formação geral e artística, assim fornecendo meios para uma possível profissionalização ou preparando o aluno para assumir a situação do vestibular. face às diferenças existentes entre as turmas diurnas e noturnas, há que se levar em consideração, sempre essa discrepância, ao formular o planejamento. pois para as turmas da noite ele deverá ser mais pragmático.

são Paulo, 07 de fevereiro de 1975.


colégio técnico iadê
curso técnico de desenho de comunicação
assunto: objetivos área 1
Professores: anna, auresnede, beti, chaves, marcos, odair, tamiko


1. fazer com que o raciocínio plástico visual possa acontecer provido de adequada conceituação e terminologia, buscando obter por parte dos alunos uma postura crítico criativa individual e de grupo, que resultará por sua vez, na possibilidade de um assumir mais total perante os resultados obtidos.

2. que as experiências colocadas para os alunos não sejam entendidas como um fim nelas mesmas, mas que se estruturem como componentes de um universo maior de criatividade e produção.

são Paulo, 07 de fevereiro de 1975.


escola de 2º grau – iadê
curso técnico de desenho de comunicação dep. projeto – 1975
disciplina: projeto I
assunto: programa dos cursos
profs: marcos, tamiko


1. objetivos

1.1 as primeiras experiências do curso servirão como fonte de informação para uma melhor caracterização do tipo de experiência (profundidade, diversidade) vivenciada pelo aluno anteriormente. a interpretação destes dados deverá surgir como subsídio na formulação dos exercícios e como ponto referencial da produção do aluno.

1.2 iniciação aos métodos de pensar e produzir a mensagem visual. particular atenção será dada à instrumentação utilizada na linguagem plástico-visual, a fim de não haver obstáculo no processo criativo, tornando a atividade pensar-produzir dinâmica.

1.3 a vinculação entre a carga teórica e a prática terá intensidade relativa ao caráter das problemáticas levantadas; se atentará para que o comparecimento de justificativa em linguagem diversa da plástico-visual, esteja sempre comprometida com um trabalho concreto do curso.

1.4 se preocupara em excitar a capacidade de percepção visual, tarefa que é preocupação específica das disciplinas que tem o desenho como linguagem básica. fazer comparecer através das experiências a serem desenvolvidas o conhecimento adquirido nestas disciplinas.

1.5 os objetivos específicos do curso de projeto I, no 1º ano do C.T.D.C. de 1975, estarão apoiados nos objetivos gerais da escola, como instituição educacional e de aprendizagem.

1. programa – conteúdo

1.1 os conteúdos deste programa não serão necessariamente consecutivos, visto que serão abordados de forma estrutural, num plano de coerência aos objetivos anunciados.

1.2 itens a serem abordados durante o ano de 1975:

leitura
- análise geral de sistemas digitais e analógicos: a família de caracteres gráficos, o pictograma, o ideograma.

análise e interpretação
-iniciação ao uso da cor e dos valores acromáticos como elementos integrantes do processo de organização da mensagem visual.

- interpretação e uso de processos gráficos.
- conhecimento e exploração de instrumentos e materiais que contribuem para o entendimento da linguagem plástico-visual.
- a mensagem visual e o campo compositivo.
- a estrutura tridimensional e seu comprometimento com a linear e a bidimensional.

2. exercícios – 1º semestre

- memorização e representação gráfica (garrafa de coca-cola).
- a família de caracteres gráficos.
- modulação: alfabeto bauhaus.
- a imagem e o texto: os jornais da cidade.
- cartaz – colagem.
- pictogramas e ideogramas de objetos do cotidiano.

2.1 exercícios – 2º semestre

- a especificação dos exercícios do 2º semestre ficará vinculada aos resultados obtidos no 1º semestre.


voltar a busca