LEONORA FINK
1975 - CURSO TÉCNICO DE DESENHO DE COMUNICAÇÃO
 
Material enviado pela professora Helena Guedes, que lecionou desenho técnico no iadê no ano de 1975. Residente há muitos anos em Campina Grande, Paraíba, foi professora da Universidade da cidade, depois de sair do iadê no ano de 1976. Foi com um grupo de professores (do iadê) para a estruturação daquela universidade na época.


OBJETIVOS DE SEMIOLOGIA I
Fornecer aos alunos elementos que possibilitem um primeiro contato com os problemas relacionados à percepção visual. Tal objetivo será visado através de uma análise sincrônica e do contato direto dos alunos com os momentos principais da pintura ocidental. Esta análise possibilitará a decodificação do pictórico e suscitará o passo adiante da introdução a uma teoria geral dos signos.


PRIMEIRA UNIDADE:
O RENASCIMENTO

a.O estudo do Renascimento Italiano, sob o ponto de vista do espaço, visará a formação de um sentido histórico da pintura, ou antes, à percepção de que a história da pintura ocidental é uma história de rupturas – e de que tais rupturas coexistem a par de outras: nos domínios da produção econômica, cultural, intelectual.
(Em Florença, no séc. XV, um grupo de pintores rompe com as tradições medievais e dá início ao que se pode denominar arte representativa, cujos fundamentos foram mantidos até o nosso século, quando se intenta uma nova ruptura).

b. Fundando-nos nestes momentos privilegiados da pintura, do ponto de vista da organização do espaço (séculos XV, XIX, XX), salientar o caráter ativo da percepção visual.
c. Fornecer elementos básicos para a posterior formulação de uma teoria geral dos signos e, especificamente dos signos pictóricos.
(O objetivo primeiro deverá realizar-se a partir da leitura de um conjunto de obras, onde serão destacadas as técnicas de elaboração dos signos pictóricos enquanto tais).


Programa da matéria por aula

MARÇO/ABRIL

1ª aula: Apresentação do projeto do curso de Semiologia I.
2ª aula: A representação perspectiva do espaço abordada do ponto de vista da técnica:
a. Explicitação desta técnica.
b. Fundamentos desta técnica: a arte como imitação da natureza.
c. Comparação com o sistema medieval.
3ª aula: O papel do arquiteto Brunelleschi e do teórico Alberti na construção do novo espaço.
4ª aula: A conciliação de vários sistemas: o espaço cúbico, a segregação de planos, a veduta.
5ª aula: Masaccio, o espaço perspectivo e o novo humanismo.
6ª aula: Piero della Francesca e a monumentalidade do espaço.
7ª aula: Seminários
8ª aula: Avaliação parcial.


Métodos utilizados para dar a matéria

a. Leitura dos textos apresentados.
b. Explicitação dos mesmos.
c. Estudo dirigido (sob a forma de debates ou a solicitação de resenhas, dissertações, respostas a questões previamente formuladas, etc)


Material usado

Textos
Reproduções
Slides
Filmes


Critérios de avaliação

Ligação
Compreensão
Discernimento
Criatividade


Tempo

16 módulos


SEGUNDA UNIDADE:
O IMPRESSIONISMO

a.Além dos objetivos mais gerais, já destacados na unidade primeira, o estudo da estética impressionista deverá ser uma abertura para a compreensão da pintura contemporânea.
(Ao analisar minuciosamente os fenômenos iluminados, os pintores da Escola de Paris colocam à prova as tradições vindas do século XV, desmoronando seus fundamentos e constituindo o ponto de partida das investigações que culminarão nas diversas realizações artísticas de nosso século.
b. A abordagem das técnicas de elaboração da forma-luz será um passo adiante que tornará possível a introdução de textos teóricos relativos a uma compreensão semiológica das obras de arte.


MAIO/JUNHO

1ª aula: O impressionismo – novos pontos de partida, nova maneira de pintar.
2ª aula: Uma nova maneira de ver: Claude Monet e a dissociação das formas.
3ª aula: Uma nova maneira de ver: Edgar Degas e uma nova esquematização dos conjuntos.
4ª aula: Apresentação de textos complementares:
Maurice Merleau Ponty, Herbert Read, Giulio Carlo Argan.
5 aula: Seminários
6ª aula: Uma possível classificação geral dos signos baseada na Semiótica de Charles Sanders Pierce.
7ª aula: A especificidade do signo pictórico.
(formulação a partir de textos de Pierre Francastel)
8ª aula: Avaliação parcial.


Métodos utilizados
Leitura e explicitação conjunta dos textos apresentados;
Estudo dirigido dos mesmos.


Material usado

Textos
Reproduções
Slides
Filmes


Critérios de avaliação

Ligação
Assimilação
Discernimento
Criatividade


Tempo
16 módulos


TERCEIRA UNIDADE

Cézanne, Van Gogh, Gauguin; o Fauvismo em uma perspectiva a um tempo sincrônico e diacrônico, por em relevo a gênese da arte contemporânea nas realizações dos pintores franceses da passagem do século. E, no movimento dos fauves, uma das vias de elaboração do novo sistema figurativo que se produz contemporaneamente.


Programa da matéria por aula

AGOSTO/SETEMBRO

1ª aula: Paul Cézanne – a descoberta de novos objetos e de novas relações entre eles no espaço.
2ª aula: Vincent Van gogh – a descoberta de um meio de expressão autônomo: a cor pura.
3ª aula: Paul Gauguin – a criação de espaços imaginários.
4ª aula: Seminários.
5ª aula: O Fauvismo – a elaboração de um sistema figurativo baseado na ordem das sensações da cor e no manejo da luz.
6ª aula: Raoul Dufy, acima do fauvismo.
7ª aula: Henri Matisse, acima do fauvismo.
8ª aula: Avaliação parcial.


Métodos utilizados para dar a matéria

Leitura e explicitação conjunta dos textos apresentados;
Estudo dirigido dos mesmos.

Material usado

Textos
Reproduções
Slides
Filmes


Critérios de avaliação

Ligação
Compreensão
Discernimento
Criatividade

Tempo
16 módulos


QUARTA UNIDADE:

O CUBISMO
O estudo do movimento francês, em suas pesquisas iniciais (aquelas que vão de 1907 a 1914), relativas ao estudo diferenciado dos objetos no espaço mediante sistemas de linhas, planos e volumes, visa concretizar nossa proposta de curso- que o sistema figurativo que satisfez por 4 séculos o Ocidente está definitivamente superado, porque com o Cubismo se elabora, positivamente, um novo sistema, baseado em novos valores : ritmo, plasticidade, velocidade, deformação, mutação, transferência.
(A abordagem da produção artística de R Delaunay visa a introduzir a questão da arte abstrata).

OUTUBRO/NOVEMBRO

1ª aula: A formação do movimento; pequeno histórico.
2ª aula: O cubismo – as etapas.
3ª aula: O cubismo – as etapas.
4ª aula: Robert Delaunay, a nova experiência da luminosidade, limiar da arte inobjetiva.
5ª aula: Seminários
6ª aula: Avaliação final.


Métodos utilizados para dar a matéria
Leitura e explicitação dos textos; estudo dirigido.


Material utilizado

Textos
Filmes
Slides
Reproduções


Critérios de avaliação

Ligação
Discernimento
Criatividade

Tempo
12 módulos


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