LEONORA FINK
1975 - CURSO TÉCNICO DE DESENHO DE COMUNICAÇÃO
 
aterial enviado pela professora Helena Guedes

OBJETIVOS DE SEMIOLOGIA II

Análise sincrônica de obras pictóricas escolhidas do século XX. Esse momento do curso possibilitará a formação por parte dos alunos de uma visão global das tendências pictóricas contemporâneas e uma posterior reflexão propriamente semiológica: elementos de semiologia serão fornecidos para a intelecção da dialética sincronia/diacronia.


objetivos de cada unidade da matéria
SEMIOLOGIA II (RENATO)

PRIMEIRO SEMESTRE:

Trata-se de construir um espaço comparativo no qual os alunos possam se mover para melhor compreensão dos fenômenos pictóricos modernos. Tal construção é feita com a análise de obras de artistas escolhidos, sendo que tal análise deverá mostrar as diferenças que constituem a especificidade de tal ou qual obra.


programa da matéria por aula

1ª aula: Retomada – a representação dos objetos na atmosfera impressionista. A exclusão do tom local e a luminosidade. A arte de Cézanne: a recuperação do objeto impressionista.

2ª aula: Fauvismo: a exposição de 1905 e o novo grupo de coloristas: Matisse, Derain, Vlaminck e Dufy.

3ª aula: a evolução de Matisse: as cores puras e lisas e as composições de arabescos abstratos.

4ª aula: Paul Gauguin (análise de obra): a sua primeira fase: as formas largas do sintetismo. O elementarismo de Gauguin e o fauvismo: o uso da grande mancha de cor.

5ª aula: Van Gogh e o expressionismo: a descoberta da expressividade do tom puro da cor.

6ª aula: Cubismo: visão geral do movimento. Picasso e Braque.
1907 e o começo. A influencia de Cézanne.
Picasso e a fase azul.
Picasso e a fase rosa.

7ª aula: Picasso e Cézanne; Picasso e a escultura grega; Lês Mademoiselles d’Avignon e o cubismo propriamente dito. As fases.

8ª aula: Kandinsky e a fundação do abstracionismo: 1910 e a primeira tela figurativa. O Blaue Reiter.

9ª aula: Mondrian e o neo-plasticismo: a conseqüência do cubismo.
A visão verdadeira da realidade, segundo Mondrian: a realidade despojada das suas contingências.

10ª aula: Chagall: o seu encontro com o cubismo. As raízes. As fases de Chagall (Paris e suas telas idílicas...); 1930 – o pessimismo crítico.

11ª aula: Paul Klee; O automatismo da imaginação liberadora do inconsciente versus a problemática de Klee.

12ª aula: Arte Cinética: artistas principais; considerações gerais sobre as propostas cinéticas: a arte e a apresentação do movimento.

13ª aula: Pop Art e crítica social.

14ª aula: O problema do mercado e as vanguardas.

15ª aula: Esboço do desenvolvimento da pintura brasileira.
As Bienais.


critérios de avaliação
1. Duas provas, bimestrais, individuais, escritas.

2. Seminários ou trabalhos individuais ou em grupo.

3. Um trabalho de maior envergadura no 2º bimestre:
a. O trabalho consistirá na apresentação de um exercício pictórico inspirado em Klee.
O que será avaliado não será a arte final, mas a relação que mantenha com a fonte inspiradora: a obra de Klee.
O contato com a obra deste pintor será feito através de slides, um filme, alguns de seus textos e reproduções.

b. Como parte da confecção do trabalho cada aluno terá uma entrevista individual onde será discutida a sua proposta para o exercício.


métodos utilizados para dar a matéria
Para cada unidade deverá haver uma exposição por parte do professor, complementada pelo contato direto, por parte dos alunos com a obra, através da projeção de slides. O texto sobre a matéria dada poderá ser usado em seminários ou trabalhos em grupo.
Cada aluno deverá ter no mínimo uma entrevista quando da apresentação (ou preparação) dos trabalhos.
As outras entrevistas serão feitas com alunos que apresentarem baixa produção, a título de reforço.
Naturalmente o professor orientará alunos que desejarem bibliografia de apoio, leituras suplementares, etc...
O exercício pictórico, pensamos, é um bom meio do aluno adquirir uma maior intimidade com um grande pintor da modernidade.


material usado
Slides
Textos
Reproduções de obra


SEGUNDO SEMESTRE:
Noções gerais sobre a Semiologia: o que é e onde se aplica.
Aplicar a semiologia à imagem: fornecimento de noções gerais sobre a semiologia da imagem.
Análise semiológica dos quadrinhos aplicação de conhecimentos semiológicos aos quadrinhos. Fazer com que os alunos manipulem eles mesmos o instrumental teórico.


programa da matéria por aula

I. Semiologia

1. O que é a Semiologia? Informações gerais sobre o termo e sobre o aparecimento da semiologia. O aparecimento da semiologia. O aparecimento da Lingüística.

2. Saussure e a lingüística estrutural: informações gerais sobre a natureza do signo lingüístico. A noção de signo. Noções sobre a oposição Língua/Fala

3. Noções gerais sobre a oposição Significante/Significado: sobre a noção de Sistema, Pertinência,. Aproximação com a idéia de código.

4. Noções gerais sobre a noção de Conotação (contraposta com a de Denotação).

5. Retórica e ideologia.

6. Análise semiológica da imagem.
_ os quadrinhos.

7. A tradição visual ( o problema da forma e da convencionalidade).

8. Introdução aos elementos da narrativa dos quadrinhos.

9. Noções gerais sobre a análise semiológica dos quadrinhos.

10. Orientação para leitura de BUM.

11. A história dos quadrinhos.

12. História em quadrinhos e o branco e preto.


métodos utilizados para dar a matéria
1. Instrumento principal: texto elaborado pelo professor.

2. O texto será usado da seguinte maneira: um grupo reduzido de alunos deverá explicitar e problematizar o texto previamente distribuído, seguindo-se discussão com a classe e complementação pelo professor.

3. A projeção de slides será feita quando necessária, de acordo com o desenvolvimento das leituras dos textos.

4. Nos últimos bimestres os alunos apresentarão trabalhos especiais, no sentido de que serão trabalhos mais elaborados.

Exemplo: apresentação de análise semiológica de um quadro; ou apresentação de .uma pequena história em quadrinhos criada pelo aluno, etc...

5. Portanto, nos últimos bimestres dos semestres, serão selecionados alguns trabalhos que deverão ser expostos para a classe em seminários.

6. Os alunos receberão assistência individual para acompanhamento de trabalhos.


material usado

Textos
Slides
Histórias em quadrinhos.


critérios de avaliação

Duas provas bimestrais, sobre toda a matéria estudada até aquele ponto.

Seminários de grupos de dois alunos.

Trabalhos individuais ou de dois alunos a serem feitos e apresentados nos últimos bimestres dos semestres.


observações
A forma pela qual se reflete a mudança da orientação dos antigos cursos de Teoria e Técnica de Comunicação Visual e Sociologia da Arte, agora Semiologia II e III, respectivamente, nos planejamentos é a seguinte : curso de Elementos de Semiologia ministrado para o 3º ano,
no 1º semestre será repetido para os alunos do 2º ano, no 2º semestre.
Talvez algumas modificações não modificarão o desenvolvimento do curso. Partir-se-á da Lingüística de Saussure para a pertinente (ver Umberto Eco) aproximação das noções de Língua e Fala com as de Código e Mensagem.
Os quadrinhos, tal como no 3º ano, funcionarão como álibi, isto é, ocasião de exercícios e fixação de conceitos.
Portanto as possíveis modificações aparecerão para dar ênfase neste ou naquele conceito, modificando-se assim a distribuição das aulas. Se isto acontecer, os adendos serão feitos oportunamente, antes do 2º semestre.



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