LEONORA FINK
1975 - CURSO TÉCNICO DE DESENHO DE COMUNICAÇÃO
 
material enviado pela professora Helena Guedes


OBJETIVOS GERAIS PROJETO II
Professores: beti, anna maria
Objetivos e programação
Departamento de Projeto – 1975


Objetivos Gerais

1. fornecer aos alunos elementos metodológicos e informativos que possibilitem a formação de uma atitude crítico-criativa face aos diversos conjuntos de signos que informam a sociedade, proporcionando condições de reflexão conjunta, que respeitem as suas possibilidades e tendências individuais.

2. no caso das características peculiares ao curso técnico de desenho de comunicação, o conjunto de signos face aos quais os alunos devem formar uma atitude crítico-criativa, seria o conjunto dos signos plásticos (a pintura, a arquitetura, o desenho industrial, por exemplo), assim como o dos signos verbais ( a literatura, o jornalismo, etc...).

3. a rigor, o curso técnico de desenho de comunicação não visa a uma profissionalização imediata, não se tratando também de uma preparação para o vestibular. antes, sua preocupação recai sobre uma formação geral e artística, assim fornecendo meios para uma possível profissionalização ou preparando o aluno para assumir a situação do vestibular. face às diferenças existentes entre as turmas diurnas e noturnas, há que se levar em consideração, sempre essa discrepância, ao formular o planejamento. pois para as turmas da noite ele deverá ser mais pragmático.

são Paulo, 07 de fevereiro de 1975.


colégio técnico iadê
curso técnico de desenho de comunicação
assunto: objetivos área 1
Professores: anna, auresnede, beti, chaves, marcos, odair, tamiko


1. fazer com que o raciocínio plástico visual possa acontecer provido de adequada conceituação e terminologia, buscando obter por parte dos alunos uma postura crítico criativa individual e de grupo, que resultará por sua vez, na possibilidade de um assumir mais total perante os resultados obtidos.

2. que as experiências colocadas para os alunos não sejam entendidas como um fim nelas mesmas, mas que se estruturem como componentes de um universo maior de criatividade e produção.

são Paulo, 07 de fevereiro de 1975.


escola de 2º grau – iadê
curso técnico de desenho de comunicação dep. projeto – 1975
disciplina: projeto II
assunto: programa dos cursos
profs: anna, beti


1.0 objetivos – os objetivos do curso de projeto II estão essencialmente fundamentados nos objetivos gerais do C.T.D.C., isto é, fornecer aos alunos elementos metodológicos e informativos que possibilitem a formação de uma atitude crítico-criativa face aos diversos conjuntos de signos que informam a sociedade; proporcionando condições de reflexão conjunta, que respeite suas possibilidades e tendências individuais.

1.1 tendo em vista que o curso de projeto foi considerado como um todo, estando sua divisão em 3 anos vinculada exclusivamente a um problema operacional, projeto II se situa como 2ª etapa que visa dar continuidade e maior profundidade às experiências, tornando o aluno capacitado para as abordagens de 3º ano.

1.2 essa segunda etapa se caracteriza pela preocupação de encaminhar os alunos a uma maneira de pensar ( elementos metodológicos e informativos), através da qual as experiências não se caracterizem tão somente pela preocupação pragmática, mas pela análise sintática e semântica.

2.0 metodologia de trabalho

2.1 todas as experiências terão uma etapa desenvolvida individualmente e em seguida analisada em grupo.

2.2 a avaliação é feita através dessa análise e funciona como um reforço de aprendizagem dos conceitos contidos nos trabalhos.

2.3 assim, o professor funciona como um supervisor nas discussões do grupo, interferindo apenas no momento em que houver necessidade de um esclarecimento maior.

3.0 conteúdos programáticos

3.1 percepção visual.

3.1.1 experiências de plano e espaço: estruturas, textura, valores acromáticos.

3.1.2 as estruturas da natureza, valores tonais, cor.

3.2 teoria da cor como fenômeno ótico.

3.2.1 teoria da cor como pigmento.

3.3 introdução da física e da matemática como recurso para propor a mensagem plástico-visual.

3.4 o lazer e o lúdico.

3.5 a mensagem comunicológica e o consumo de massa.

4.0 março/abril
- textura, pesquisa, elaboração de formas, superfícies e volumes.
- as estruturas móveis e os problemas de luz e sombra.
- valores acromáticos.

4.1 maio/junho
- as estruturas e cores da natureza.
- cor, espaço e movimento.

4.2 agosto/setembro
- projeto de um objeto lúdico, tendo a física e a matemática como subsídio.

4.3 outubro/novembro
- análise semiológica e gráfica de uma fotonovela.
- análise semiológica de um objeto de consumo de massa.

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