LEONORA FINK
1975 - CURSO TÉCNICO DE DESENHO DE COMUNICAÇÃO
 
redação criativa

pg 18

carta de uma mãe a seu filho esquecido
a você todo um sonho
de um menino tristonho.
salve o eterno finito,
salve a morte daquele imortal amor;
daquele
daquela
criança
amor que foi ódio,
criança-adulto,
cheia de mágoas.
salve o sol no dia de chuva;
salve a glória do inglório.
palmas para aquele inapto que tudo fez.
vivas para a alegria de um choro;
choro sem nexo.
esqueça a criança morta pelo frio;
afinal você tem o cobertor na cama,
a lareira; e o seu copo de conhaque preferido.
você tem tudo e não tem nada.
você é o tudo e é o nada.
e ela a criança que nada tem??~!
ela morre pelo prato de feijão;
ela morre pela coberta existente
porém impossível.
criança que vive num "paraíso" do inferno,
você que manda no inferno do seu paraíso.
salve~ salve você finito eterno,
salve a morte do teu imortal amor,
criança, palmas a você por aquele amor que foi
salve você, criança-adulto.
palmas a você pelo sol no dia de
você, criança, o inapto que tudo
e a nós todos a glória do inglório.
ódio,
chuva;
fez.

andréia riecken, 17 anos, lQ ano me



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mundo de ontem, algo de suportável, um lugar quase ideal, mas
não um paraíso. mundo de hoje, muito pior que o de ontem, muito menos suportável,
quase um inferno. o que vai ser? reconstruindo o mundo de ontem, talvez
possamos obter um lugar com uma porcentagem bem maior de coisas boas, mas não é essa a solução ideal. e se reconstruirmos o de hoje? não reconstruir um inferno?
um lugar sujo?
talvez a solução seja fácil, colher o lado positivo de cada um
desses mundos, e construir um novo, onde aS coisas boas arrasadas pelo tempo, ressuscitam. mas quem pode fazer isso? aS pessoas? mas as pessoas se modificam com o mundo em que vivem, e elas são quase inúteis.
primeiramente, cada um de nós tem que tomar consciência do que
faz e do que pode fazer. feito isso, o próximo passo é reconstruir esse mundo
através de pessoas conscientes e dispostas a melhorar o lugar em que vivem. do que servem pessoas sadias num mundo podre, e do que servem pessoas podres num mundo sadio?
hoje cada um pensa só em si. se aS condições financeiras estão
boas, e a pessoa que se ama está ao nosso lado, e se a consciência de cada um está quase tranqüila, as pessoas pouco se importam com aquelas que precisam de ajuda.
num mundo onde as pessoas são assim tão egoístas, o resultado -
só pode ser um:
pessoas podres, mundo perdido; e esse mundo é o reflexo dessas
pessoas.se a solução que eu dei é ideal? talvez. quem sabe se amanha eu
não poderei ajudar na construção de um novo mundo?


heloisa martinelli séligson, 16 anos, 1º ano ta



pg 20

todos nós obedecemos a um círculo vicioso: nascemos, vivemos, e
morremos temos um ontem, um hoje e um amanhã.
um ontem no qual nascemos, temos as primeiras experiências da
vida, aprendemos a andar, falar, comer, sorrir, brincar... aprendemos a fazer
as coisas por uma necessidade, fazemos sem saber o porquê' daquilo que estamos fazendo; é no ontem que as coisas, e tudo para nós, eram flores, era tudo colorido, as pessoas eram amigas e doces...
temos um hoje, um hoje que tem sentido muito complexo, pois é
nele que aprendemos a viver realmente, é nele que sentimos mais de perto o sentido do ontem, aprendemos a ver a verdadeira cor que cada coisa deve ter e que tem; é no hoje que aprendemos a ver bem as coisas do jeito que elas são, sem fazermos uma fantasia em torno delas; é no hoje que podemos ver o nosso ontem o nosso hoje e o nosso amanhã. é no hoje que nos conscientizamos que: nascemos
ontem, vivemos hoje e morreremos amanhã.
é no hoje que experimentamos a realidade e a vemos bem perto sem
que queiramos, aprendemos a ver quem é o nosso amigo de verdade, o amigo de ontem, de hoje e de amanhã.
é no hoje que podemos ver como estará nossa situação no amanhã.
temos mais condições para fazer isto, pois estamos bem lúcidos e conscientes
da vida, da vida como ela é, apesar de a cada dia nós temos experiências marcantes que se acumulam para o amanhã, amanhã que a gente pensa que está longe, mas nem sempre é assim, pois o amanhã pode ser hoje.

juciara matos prates, 15 anos, 1º ano tb



pg 21

tempos passados. por volta do século XVIII.
as mulheres mais femininas e submissas fazem uma moda de anquinhas, babados, e uma infinidade de acessórios para acentuar a silhueta.
era a época das grandes valsas, dos grandes bailes, do romantismo.
dá-me a honra da contra-dança?
imagine um sujeito qualquer
grande gozado.
hoje em dia falando dessa maneira
as casas cheias dos rococós, dos enfeites e lustres maravilhosamente grandes davam um toque de nobreza a qualquer lugar.
tudo contribuía para que o lírico e romântico namorado, pudesse fazer suas promessas de amor:
meu amor é tão grande quanto a lua. vê que maravilhoso brilho ela tem..
se acontecesse de um rapaz fazer uma declaração de amor
hoje, seria bem capaz de receber esta resposta:
sim, vejo a lua e um lindo astronauta acenando lá de cima.
a mulher tinha que manter-se sempre feminina. ou dar até aqueles
toques dramáticos: a onda dos desmaios.
não seria a melhor forma de se ver nos braços de seu amado?
hoje em dia o cara viraria para a gentil donzela e diria: -
corta essa ou você me acha com cara de tarzan?
mas era assim mesmo. o homem era muito mais voltado para a natureza naquele tempo.e a vovó diria: não se fazem mais homens como antigamente.
porém o tempo passou. e a saia encurtou.
e a mulher tornou-se mais livre. senão, do que adiantaria o
woman's lib? (cá prá nós; isto deixa muitos homens uma vara).

pg 22
cont./

a gíria foi criada. a geração coca-cola; os bailes de
iê iê iê, e a liberdade foram crescendo. e as fábricas de motos também.
o homem já não sabe se morre de tanto trabalhar ou se trabalha
para correr.
e hoje, milhares de pessoas se fazem esta pergunta diariamente:
o que será o amanhã?
muitos acham que o homem voltará às origens.
Há uma controvérsia: o homem chegará a tal ponto, em que
se trocarão braços e pernas, à vontade do freguês.
meu cérebro está enferrujado. preciso trocá-lo ou então estou surda, preciso de uma orelha nova ou ainda minha namorada é alta, quero
um par de pernas altas, para que possa alcançá-la.
os homens pegarão um táxi-frota daqui a morte para uma breve
visita.e todos estarão sempre novos e impecáveis. só se saberá
sua verdadeira idade, na hora em que ela morrer. ela tinha umas peças
ainda tão novas. como era.uma pessoa maravilhosa. nunca vi uma ruga nela.
então os nossos astronautas estarão ultrapassados e as pessoas
do ano 2.000 dirão: não se fazem mais astronautas como antigamente
vovos

maria cristina jean billi, 18 anos, 1º ano mb



pg 23

fulano
nem sabia como viera parar ali. tão absorto estava
seus pensamentos, que deixou suas pernas conduzirem-no livremente.
e agora estava num parque. olhou atentamente a grama verde
e molhada sob seus pés, e logo percebeu que não era o único a observá-la. perto dele se encontrava uma criança. uma menina que não aparentava ter mais que oito anos. não muito longe havia alguns garotos, bem
mais velhos, que se divertiam jogando bola e correndo pelo parque.
o alheamento daquela menina em relação às outras crianças
o intrigou. aproximou-se e perguntou:
- o que você está olhando?
foi inútil. não obteve resposta alguma. teve a impressão de que ela não o havia ouvido, mas não insistiu. passou a observá-la atentamente, a fim de descobrir o que a atraía tanto. percebeu que ela tinha o olhar preso às gotas que desciam por entre as folhas de grama.
parecia fascinada pelo seu brilho.
comparou-a si próprio na busca de sensações e respostas.
ela observava as gotas, enquanto ele a observava.
todo dia ia ao parque e encontrava-a sempre no mesmo lugar, fazendo sempre o mesmo: observando. às vezes um dos garotos a convidava para brincar, mas assim como aconteceu a fulano, nunca obtinha uma
resposta, apenas uma muda negativa. a pequena garota parecia deliciada
apenas pelo fato de estar ali, fazer aquilo, aparentemente não
fazendo nada.

marisa sanematsu, 16 anos - 1º ano mc



pg 24

cont./

fulano sabia que a garotinha era uma espécie de alma gêmea que se comunicava com ele sem gestos, palavras ou olhares. comunicava-
se apenas pelo fato de estar ali, a observar. sabia também que ela era uma criança que havia parado em seu processo natural de evolução,
e ao mesmo tempo evoluíra fantasticamente. era uma criança com a
pureza de um recém-nascido e uma inteligência superior a dos homens,
simplesmente por não ter crescido.
mas um dia, fulano foi ao parque, e não a encontrou em seu lugar de costume. procurou-a incansavelmente até achá-la andando de bicicleta com os outros garotos, que já não pareciam mais velhos que ela.
uma grande tristeza invadiu fulano. pela primeira vez ele havia achado alguém que não lhe causava desprezo. pela primeira vez fulano havia amado um ser humano, e agora o perdeu, mas ele,no fundo, sempre soube que isso aconteceria: mais cedo ou mais tarde a sua pequena menina tinha que crescer.

marisa sanematsu, 16 anos, 1º ano me



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cenas de um casamento

deixando a geladeira aberta como sempre o faz, correu até a sala gritando:
- meu paletó xadrez, alcinda
mais do que depressa, numa demonstração inequívoca de amor e
fidelidade aparentes, a bela alcinda, mulher de peso e prendas, dirigiu-se ao guarda-roupa e apanhou o paletó muito bem passado do querido tancredo, um marido dentro dos padrões normais de felicidade marital de classe média.
o homem, na sala, parara para pensar, e eis que de repente, não mais que de repente, surge alcinda escada abaixo como um anjo descendo dos
céus, dentro de seu surrado par de tamancos, passo-a-passo; apenas o ruído cantochão dos tamancos e o trânsito do minhocão quebravam um silêncio de morte...
- cuco cuco cuco- um relógio-cuco, sempre fez parte do folclore familiar.
o último degrau fora transposto e tancredo não percebeu a aproximação envolvente da mulher, visto que, seu olhar parado e seu pensamento viajando, permitiam somente absorver um sonho irrealizável.
repentinamente, o paletó, vestido com todo carinho irônico característico
da esposa, despertou os sentidos doméstico-conjugais de tancredo
que ao percebê-lo envolvendo suas costas corcundas e alquebradas, vira-se para alcinda com o olhar semi-cerrado e galanteador de um japonês e ensaia um booo
- trrêêêêmmm
- ah maldita campainha quem pode ser a estas horas da manhã ?



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cont./

18 de agosto de 1975
mal foi abrindo a porta, tancredo já ia explodindo para cima de quem batia:
- não tem pão! e bateu a porta voltando sorrindo para os braços da mulher.
alcinda, nesse ínterim, muito assustada conseguiu reconhecer a
figura do visitante, que já se retirava indignado e assustado sem dizer uma palavra sequer. com olhar e pensamento fixos na porta, alcinda sussurrou inibidamente, tapando logo a boca, como arrependimento:
- chiiiil o seo onofre do supermercado...
- o que você disse ó grandessíssima...loh my darlingl - retrucou
nervosamente tancredo, abraçando em seguida a mulher, que se pôs a chorar como o marido, formando assim, uma poça de lágrimas de crocodilo-fêmea em volta dos dois pombinhos.
mas num lance de desenfreado desespero, tancredo abruptamente -
empurra a mulher contra a cadeira-do-papai traído, que se encontrava atrás dela. e como que aspirando o ar da traição, emanado das axilas da esposa, Tancredo põe-se a berrar e pular histericamente sobre o televisor a cores novinho comprado há pouco tempo de um amigo da família, ou melhor, de alcinda mais particularmente; televisor esse que se encontrava no 3º degrau da escada que dá para o telhado. tancredo até esquecera de que tinha de ir ao cinema com ele, depois do expediente da repartição.
repentinamente, como que numa reação em cadeia, alcinda também
é tocada por descontrolado desespero existencial (já imaginaram se o filho de alcinda não tivesse fugido para um circo, e estivesse presente em casa naquele dia

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