| Material enviado pela professora Helena Guedes 
 
 OBJETIVOS DE SEMIOLOGIA III
 
 Estudo geral da Semiologia (primeiro momento) e posterior verificação da teoria, mediada pela decodificação e análise de obras arquitetônicas e do Desenho Industrial.
 
 
 objetivos de cada unidade da matéria
 SEMIOLOGIA III
 
 PRIMEIRO SEMESTRE
 Noções gerais sobre a Semiologia: o que é e onde se aplica.
 Aplicar a semiologia à imagem. Fornecimento de noções gerais sobre a semiologia da imagem.
 Análise semiológica dos quadrinhos: aplicação de conhecimentos semiológicos aos quadrinhos. Fazer com que os alunos manipulem eles mesmos o instrumental teórico.
 
 SEGUNDO SEMESTRE
 Fornecimento de subsídios teóricos e práticos para a compreensão do desenvolvimento da arquitetura e para a capacitação analítica de obra arquitetônica moderna.
 
 
 programa da matéria por aula
 PRIMEIRO SEMESTRE
 
 I. SEMIOLOGIA
 
 1. O que é a Semiologia? Informações gerais sobre o termo e sobre o aparecimento da semiologia. O aparecimento da Lingüística.
 2. Saussure e a lingüística estrutural: Informações gerais sobre a natureza do signo lingüístico. A noção de signo. Noções sobre a oposição Língua/Fala.
 3. Noções gerais sobre a oposição Significante/Significado; sobre a noção de Sistema, Pertinência.
 Aproximação com a idéia de código.
 4. Noções gerais sobre a noção de Conotação (contraposta à de Denotação).
 5. Retórica e ideologia.
 6. Análise semiológica da imagem.
 _os quadrinhos
 7. A tradição visual (o problema da Forma e da convencionalidade).
 8. Introdução aos elementos da narrativa dos quadrinhos.
 9. Noções gerais sobre a análise semiológica dos quadrinhos.
 10. Orientação para leitura de BUM
 11. A história dos quadrinhos.
 12. História em quadrinhos e o branco e preto.
 
 
 SEGUNDO SEMESTRE
 
 1. Grécia e Roma
 2. A Arte Cristã: a Basílica.
 O Gótico.
 3. O Barroco
 4. O Estilo 1900.
 Funcionalismo e Arquitetura.
 5 . A Escola de Chicago.
 6. Cubismo e Arquitetura.
 7. Arquitetura e Semiologia.
 Denotação e Conotação Arquitetônica.
 8. Avaliação.
 9. Funções primeiras e funções segundas.
 10. Códigos arquitetônicos.
 11. Arquitetura e ideologia.
 12. Os códigos externos.
 13. Arquitetura no Brasil.
 Época Colonial.
 14. Arquitetura no Brasil – Século XIX
 15. Arquitetura no Brasil – Brasília.
 
 
 métodos utilizados para dar a matéria
 
 1. Instrumento principal: texto elaborado pelo professor.
 2. O texto será usado da seguinte maneira: um grupo reduzido de alunos deverá explicitar e problematizar o texto previamente distribuído, seguindo-se discussão com a classe e complementação pelo professor.
 3. A projeção de slides será feita quando necessária, de acordo com o desenvolvimento das leituras dos textos.
 4. Nos últimos bimestres dos semestres os alunos apresentarão trabalhos especiais, no sentido de que serão trabalhos mais elaborados.
 Exemplo: apresentação de análise semiológica de um quadro; ou apresentação de uma pequena história em quadrinhos criada pelo aluno, etc...
 5. Portanto, nos últimos bimestres dos semestres, serão selecionados alguns trabalhos que deverão ser expostos para a classe em seminário.
 6. Os alunos receberão assistência individual para acompanhamento de trabalhos.
 
 
 critérios de avaliação
 
 Duas provas bimestrais, sobre toda a matéria estudada até aquele ponto.
 Seminários de grupos de dois alunos.
 Trabalhos individuais ou de dois alunos a serem feitos e apresentados nos últimos bimestres dos semestres.
 
 
 BIBLIOGRAFIA
 
 1. A Estrutura Ausente, Umberto Eco.
 
 2. Arte e Técnica, Pierre Francastel.
 
 3. Os Pioneiros do Desenho Moderno, N. Pevsner.
 
 4. Bauhaus: Nova Arquitetura, W. Gropius.
 
 5. Quadro na Arquitetura no Brasil, Nestor G. Reis Filho.
 
 6. Morada Paulista, Luís Saia.
 
 7. Maneiras de Pensar o Urbanismo, Le Corbusier.
 
 8. História Social da Arte, Hauser.
 
 9. História da Arte, Bazin.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
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