LEONORA FINK
1987 - CURSO TÉCNICO DE DESENHO DE COMUNICAÇÃO
 
O grupo se reuniu novamente e, a respeito do Leros, o professor Fichmann escreve:


"O Leros retornou no fim do ano passado (2006), depois que o Jimmi mostrou o CD que seu filho fez remasterizando nossas gravações de fitas da época. Nós achamos legal o som e resolvemos voltar a nos reunir prá curtir, além do som ao vivo, o astral do nosso lance afetivo, e reunir amigos e celebrar a vida, o momento, estar com pessoas que se gostam embalados pela vibração das canções nossas e de amigos que diziam muito prá gente. Vai ser muito bom ver todo esse pessoal do iadê que se reencontrou aqui no orkut se revendo ao vivo nos nossos shows, conversando, dançando, se vendo, levando uns leros, ouvindo o leros.
Com relação às músicas, as músicas do Leros que eu compus foram da época do iadê, tipo 78, 79, logo depois da minha viagem prá India. O "Alface" é mais antiga, de 73.
Todas essas canções eu cantava com o Lique com dois violões, pelo iadê e também nas festas com a moçada da escola. Eu fiz um grupo com o Renato (professor) e mais um aluno chamado Edinho, nessa época e a gente cantava músicas minhas e do Renato.
Em 82 eu coloquei o "Alface" no festival de Piracicaba, organizado pelo Abílio, e chamei o Lique (aluno) e um pessoal do grupo Arara de Neon prá interpretar a canção.
O Zé Gaspar era do "Arara".
Eu fazia yoga com o meu amigo James (Jimmi), que eu tinha conhecido em 71, antes do iadê e ele sugeriu da gente formar uma banda.
Então o Leros começou comigo, o Jimmi e o Zé Gaspar.
O Pin e a Maicira vieram em 83, pro Leros ter bateria e flauta.
Nessa época o guitarrista era o Zema, que namorava a Maicira, mas ele acabou saindo e uma amiga nos indicou o Nuno Mindelis, que era um baita guitarrista no início de carreira.
Aí o Leros ficou completo e nós tocamos bastante pela década de 80, não só as minhas canções como as do Jimmi e as do Nuno e também algumas em parceria entre a gente, inclusive com a participação do Zé.
O pessoal do iadê (ex-alunos e professores) sempre acompanhou a trajetória do Leros nos anos 80, curtindo os shows e baladas junto conosco.
Agora parece incrível, o pessoal do iadê se reencontra no orkut, na internet, o Leros volta a tocar e os momentos de encontros, reencontros, de amor, de afeto, de danças e sensualidade, de leros e trocas continuam presentes".

O site oficial do Nuno é www.nunomindelis.com

Em 22 de agosto de 2007, 22h aconteceu o show do Leros no Mr Blues Bar, em São Paulo

Luiz Fichmann escreve sobre Tonho Penhasco, que é seu amigo, mas não toca no Leros.
"A gente tinha uma banda chamada "Turma da Zona Leste" e nós fizemos um show no IADÊ em 75, no auditório do 3o andar do prédio, se não me engano. Era um projeto conjunto com o Grupo Rumo, do Gal Oppido, numa semana eles deram um show e na outra a gente deu um show.
O show foi uma espécie de happening, jogamos uns papeizinhos com mensagens na platéia, foi legal. Acho que muitos alunos da época lembram desses eventos. O Tonho participou, assim como aquele amigo que subiu no palco do Mr Blues no intervalo, o Pedro Adão, amigo de infância da Moóca, que compôs a canção Eva, cantada pelo Leros.
Eu, o Pedro, o Tonho, a Marcinha (a minha espôsa que era da Moóca também e foi quem me indicou o IADÊ prá trabalhar, pois ela estudava lá) a gente formava a "Turma da Zona Leste".
Até com o Tom Zé a gente chegou a tocar.

voltar a busca