material enviado pela professora Helena Guedes
OBJETIVOS GERAIS EDUCAÇÃO ARTÍSTICA I Professore: Odair Objetivos e programação Departamento de Projeto – 1975
Objetivos Gerais
1. fornecer aos alunos elementos metodológicos e informativos que possibilitem a formação de uma atitude crítico-criativa face aos diversos conjuntos de signos que informam a sociedade, proporcionando condições de reflexão conjunta, que respeitem as suas possibilidades e tendências individuais.
2. no caso das características peculiares ao curso técnico de desenho de comunicação, o conjunto de signos face aos quais os alunos devem formar uma atitude crítico-criativa, seria o conjunto dos signos plásticos (a pintura, a arquitetura, o desenho industrial por exemplo), assim como o dos signos verbais ( a literatura, o jornalismo, etc...).
3. a rigor, o curso técnico de desenho de comunicação não visa a uma profissionalização imediata, não se tratando também de uma preparação para o vestibular. antes, sua preocupação recai sobre uma formação geral e artística, assim fornecendo meios para uma possível profissionalização ou preparando o aluno para assumir a situação do vestibular. face às diferenças existentes entre as turmas diurnas e noturnas, há que se levar em consideração, sempre essa discrepância, ao formular o planejamento. pois para as turmas da noite ele deverá ser mais pragmático.
são Paulo, 07 de fevereiro de 1975.
OBJETIVOS GERAIS
Área 1
Professores: anna, auresnede, beti, chaves, marcos, odair, tamiko
1. desenvolver a capacidade de leitura e registro de estruturas visando a análise e reflexão.
2. proporcionar aos alunos o desenvolvimento do raciocínio lógico fundamentado em conceituação teórica específica, como contribuição ao trabalho criador.
3. criar condições para que o aluno perceba que o conjunto de signos de cada disciplina pode ser formalizado como linguagem visual.
4. proporcionar aos alunos prática no uso do instrumental adequado.
são Paulo, 07 de fevereiro de 1975.
escola de 2º grau – iadê curso técnico de desenho de comunicação dep. projeto – 1975 disciplina: educação artística I ficha de programação professor: odair
1. tema número 1
1.1. futebol
2. objetivo – (aplicação)
2.1. conceitos de espaço, profundidade e ilusão plástica no plano bidimensional.
2.2. síntese para indicar a profundidade. 2.2.1. contraste e gradação de tamanho. 2.2.2. paralelas convergentes e linhas diagonais. 2.2.3. posição no plano da imagem. 2.2.4. superposição. 2.2.5. transparência. 2.2.6. redução do detalhe. 2.2.7. perspectiva atmosférica. 2.2.8. aplicação das cores.
2.3. efeito plástico num plano bidimensional. 2.3.1. realce estrutural – linha. 2.3.2. realce estrutural – tom. 2.3.3. modelo com claro-escuro. 2.3.4. a profundidade e plano do quadro.
3. programação. 10 módulos – apresentação, prancha rígida e desenvolvimento, lápis wolff, nanquim, gouache.
mc/md/ - 05 maio a 02 junho. mb/ma/ - 29 abril a 27 maio. mf/me/ - 10 maio a 14 junho.
ta/ - 29 abril a 27 maio. tb/ - 09 maio a 13 junho.
na/ - 31 março a 26 maio. nb/ - 03 março a 22 maio.
1. tema número 2
1.1. elemento mecânico e vegetal.
2. objetivo (aplicação).
2.1. qualidades das sensações visuais.
2.2. estrutura do nosso campo visual. 2.3. organização da figura. 2.3.1. fatores formais. 2.3.2. fatores tonais. 2.3.3. textura visual.
2.4. proporção. 2.4.1. fundamentos orgânicos da proporção e o ritmo. 2.4.2. significado para o desenho. 2.4.3. análise da proporção e o ritmo.
3. programação.
08 módulos apresentação, definição, ecoline, pastel.
mc/md/ - 09 junho a 30 junho. mb/ma/ - 03 junho a 24 junho. mf/me/ - 21 junho a 28 junho.
ta/ - 03 junho a 24 junho. tb/ - 20 junho a 27 junho (desenvolvimento do 3º tema).
na/ - 02 junho a 30 junho. nb/ - 05 junho a 03 julho.
1. tema número 3.
1.1. movimento.
2. objetivo. (aplicação).
2.1. contraste. 2.1.1. qualidades das sensações visuais. 2.1.2. estruturas do nosso campo visual.
2.2. movimento. 2.2.1. estrutura do nosso campo visual. 2.2.2. movimento no desenho. 2.2.3. valores dinâmicos no campo. 2.2.4. movimentos do olho no desenho.
3. programação
04 módulos – apresentação e desenvolvimento – desenvolvimento técnica livre.
mc/md/ - 11/18 agosto. mb/ma/ - 12/19 de agosto. mf/me/ - 21/28 de junho.
ta/ - 12/19 de agosto. tb/ - 15/22 de agosto.
na/ - 04/11 de agosto.. nb/ - 07/14 de agosto.
1. tema número 4.
1.1. dinâmica de cor.
2. objetivo (aplicação).
2.1. efeito do contraste simultâneo sobre os tons. 2.1.1. contraste de valor. 2.1.2. contraste de matiz. 2.1.3. contraste de intensidade.
2.2. o efeito do contraste tonal sobre a forma. 2.2.1. extensão dos valores da luz. 2.2.2. peso da cor.
2.3. estrutura da relação de tons. 2.3.1. valor. 2.3.2. tonalidades da cor.
3. programação.
08 módulos – apresentação, pesquisa de contrastes, definição de desenho, desenvolvimento técnica mista.
mc/md/ - 25 agosto a 15 setembro. mb/ma/ - 26 agosto a 16 setembro. mf/me/ - 16 agosto a 13 setembro.
ta/ - 26 agosto a 16 setembro. tb/ - 29 agosto a 19 setembro.
na/ - 18 agosto a 08 setembro. nb/ - 21 agosto a 11 setembro.
1. tema número 5
1.1. história em quadrinhos (seqüência abstrata e seqüência objetiva).
2. objetivo (aplicação).
2.1. continuidade de campos bidimensionais.
2.2. proposição de seqüência.
2.3. relação com movimento.
2.4. organização da figura plástica – elementos compositivos.
3. programação. seqüência abstrata.
mc/md/ - 06/13 outubro. mb/ma/ - 07/14 outubro. mf/me/ - 04/11 outubro.
ta/ - 07/14 outubro. tb/ - 03/10 outubro.
na/ - 29 setembro a 6 outubro. nb/ - 02 outubro a 9 outubro.
seqüência objetiva.
mc/md/ - 20 outubro a 10 novembro. mb/ma/ - 21 outubro a 11 novembro. mf/me/ - 18 outubro a 08 novembro.
ta/ - 21 outubro a 11 novembro. tb/ - 03 setembro a 24 outubro.
na/ - 13 outubro a 03 novembro. nb/ - 16 outubro a 06 novembro.
1. tema número 6.
1.1. xilogravura
2. objetivo (aplicação).
2.1. estrutura visual da organização plástica, organização figura fundo, espaço fechado.
2.2. desenvolvimento de texturas visuais.
3. programação.
04 módulos
mc/md/ - 17/24 novembro mb/ma/ - 18/25 novembro. mf/me/ - 15/22 novembro.
ta/ - 18/25 novembro. tb/ - 31 outubro a 07 novembro.
na/ - 10/24 novembro. nb/ - 13/27 novembro.
Obs: os módulos referentes a avaliação e reforço serão cumpridos de acordo com o calendário escolar.
|