|  
         | 
    
     
      
           
            os 
              fundadores pretendiam fazer do curso de design de interiores, decoração, 
              um curso superior, mas o curso não foi aprovado pelo mec, ministério 
              da educação e cultura, pois tinha o nome de arquitetura de interiores 
              e havia três anos de curso, surgiu uma questão urgente: tentar novamente 
              a aprovação ou mudar o curso. naquela época (ditadura) o governo 
              não queria formar universitários nem novas universidades, o intuito 
              era o de multiplicar cursos técnicos, para assim preparar mão de 
              obra técnica, pronta para o trabalho, mas longe da carreira científica 
              proporcionada pelas universidades. os diretores do iadê decidiram 
              transformar o curso de sucesso, de decoração (três anos), em colegial 
              técnico de desenho e comunicação. 
                | 
           
          | 
    
     
      |  
         | 
    
     
      
           
            foi 
              o que fizeram, desta vez com a aprovação total do mec, mas só depois 
              de mudar o nome para: Curso Técnico de Desenho de Comunicação, isto 
              ocorreu no ano de 1969. o curso de decoração foi dividido: as aulas 
              específicas de decoração formaram um novo curso de um ano somente. 
              a comunicação visual, artes, fotografia, literatura, português, 
              redação criativa, estudo da imagem estática e em movimento, história 
              da arte, estudos de materiais, matemática, sociologia, semiótica, 
              desenho técnico, desenho de livre expressão, projeto, formaram, 
              com outras matérias exigidas pelo ministério, o colegial técnico 
              de desenho de comunicação. o design já havia ultrapassado o objeto 
              de decoração. ao contrário do que se supunha, o curso técnico do 
              iadê continuou a formar pessoas capazes de trabalhar e de ingressar 
              nas universidades para seguir seus estudos acadêmicos, formou pessoas 
              com capacidade crítica, capacidade de produção cultural, com responsabilidade 
              social e respeito pelo ser humano e sua complexidade. 
                | 
           
          | 
    
     
      |  
         | 
    
     
      
           
            decoração 
              - design de interiores - 1959 a 1969 
              decoração - 1969 a 1987 
              técnico de desenho de comunicação - 1969 a 1987 
              técnico em administração de empresas - 1969 a 1976 
              cursos livres - 1959 a 1987 
                | 
           
          | 
    
     
      |  
         | 
    
     
      
           
            este 
              site é produto resultante do trabalho de conclusão de curso, tcc 
              - exigido pela faculdade senac de comunicação, artes e design, da 
              aluna de design de multimídia, turma 2003, leonora fink, ex-aluna 
              do curso técnico de desenho de comunicação no iadê, formada em ' 
              76. o projeto foi realizado com a colaboração de todas as pessoas 
              ligadas ao iadê: alunos, professores e funcionários que se empenharam 
              no resgate da memória viva, documentos e pessoas que estudaram e 
              trabalharam no instituto de arte e decoração durante sua permanência 
              em atividade. também com a participação e estímulo das pessoas do 
              senac, professores e alunos de design de multimídia. 
                | 
           
          | 
    
     
      |  
         | 
    
     
      
           
            este 
              resgate é significativo, importante para a memória do iadê, do design 
              brasileiro e de são paulo. também possibilita estudar a escola e 
              sua produção, ou mesmo a chance de se conhecer o iadê. a memória 
              viva e os documentos resgatados se completam, cada narrativa estimula 
              mais narrativas e sua continuidade, cada documento traz o conceito 
              do iadê e possibilita que se conheça a escola cada vez mais organizadamente 
              em toda sua complexidade. 
                | 
           
          | 
    
     
      |  
         | 
    
     
      
         
          
               
                | nós, 
                  o iadê, nascemos em '59. crescemos navegando contra a corrente. 
                  temos, preservamos uma estrutura dinâmica. correspondemos a 
                  uma mentalidade, não a uma fórmula. nossas perspectivas não 
                  são pretensiosas: são ambiciosas. buscamos horizontes que estão 
                  sempre mais adiante. sabemos que se pode mais, pode-se melhor: 
                  ambição de humildade. em janeiro de 65 vamos nos mudar para 
                  uma nova sede. instalações ampliadas, melhores condições de 
                  trabalho, mais colaboradores: soma de experiências. gostamos 
                  de ser iadê. gostamos da ação, da disciplina. amamos igualmente 
                  o estro e a lógica. alimentamos o entusiasmo, respeitamos a 
                  sabedoria. acreditamos na harmonia dos contrastes. o iadê é 
                  jovem e pretende se manter jovem pela renovação, pela estrutura 
                  dinâmica. gostamos de ensinar e de aprender. estamos sempre 
                  começando de novo. queremos ter a agilidade, o vigor, o perfil 
                  nítido, as escamas limpas dos peixes que navegam rio acima. 
                  muitas centenas de alunos já nos acompanharam, outras centenas 
                  seguem conosco. gostamos, eles e nós, de ser iadê. | 
               
              
                  | 
               
              | 
         
         
          | são 
            paulo, novembro de 1964. | 
         
        
           
            *segundo o dicionário Houaiss estro sm 1. cio 2. inspiração, 
            imaginação, gênio criador 
              | 
         
        |