TÓPICO - IDENTIDADE X VOCAÇÃO

identidade x vocação - Carlos Jamil Taissun - 02/10/2007 00:57
Fiquei curioso acerca de seu ingresso no iadê ! Como foi que você conheceu o iadê ? De qual escola você havia se transferido ?.. Outra coisa que preciso saber - sua vocação / motivação para projetos e trabalhos que desenvolveu, como isto acontece ?
Abertura - Leonora Fink - 07/10/2007 13:54
Eu saí de uma escola de freiras, o Beatíssima. Tinha contato com arte e no tempo da ditadura procurava uma escola que fosse mais aberta, que priorizasse qualidade e tivesse foco em design, arte e cultura, só podia ser o iadê. Entrei feliz e saí esperançosa, pois sabia que podia fazer meu caminho. Estou tentando até hoje. Gostaria que as pessoas que conheci tivessem estudado na escola.
concepção - Carlos Jamil Taissun - 10/10/2007 02:06
Certo ! Acho que também sinto de forma semelhante ! Conheci muitas pessoas mais tarde, inclusive profissionalmente, nos anos 80, em agências de propaganda, na Editora Abril, no meio publicitário ... pessoas que em meu entendimento teriam sido muito felizes e produtivas naquele ambiente ; muita gente que certamente agregaria valores significativos à proposta do iadê. Gostaria também que tivessem freqüentado a escola, pois creio que isto teria sido mais um enorme incentivo para mim e para muitoas outroas. Estudei em escolas do Estado (claro, no governo militar) e fui para o iadê em circunstâncias consideravelmente difíceis. No início achei um tanto estranho mas depois me compreendi naquele contexto. Mas Leonora , e o design ? Algo que sempre me intrigou : a compreensão das pessoas.., como o público interpreta o produto do “pensar design”. Gostaria de sua opinião neste sentido - quando uma obra ou uma criação tua te fala da opinião das pessoas, qual é o testemunho que recebes ? Sempre desejei saber se as pessoas compreendem o processo de concepção do Designer como uma alternativa de paramento = ornato voltado à decoração do ambiente, ao traje do corpo etc, ou, se tua sensibilidade diz que compreendem a concepção do Designer, seu trabalho, como um parâmetro = solução ou medida absolutamente válida para a aplicação na vida de fato, em seus espaços e necessidades comuns. Como você vê a compreensão do público ?
dualidades - Leonora Fink - 17/10/2007 02:50
Parece que se nota mais aquele objeto de design ruim, quando o usuário senta numa cadeira e as costas doem, por exemplo. Ou outro produto mal feito, feio, etc. O usuário já sabe a diferença entre bom design e ruim, mas às vezes nem nota o quanto aquilo é perfeito, ou só vê os defeitos. Gosto bastante de me sentar em um sofá e me sentir confortável, conseguir levantar depois também é bom. A diferença está no conhecimento do designer, na cultura e no preço, muitas vezes proibitivo. Esse pensamento também está mudando. Agora nem sei se respondi à sua pergunta.
do belo e do racional - Carlos Jamil Taissun - 19/10/2007 01:41
Sim, claro ! Seu testemunho sem dúvida traz algo para eu pensar ! Aliás, acho correto que de fato exista um preço significativo para a questão da exclusividade ... ou seja, por exemplo, possuir uma peça de mobiliário criada a partir de um ponto de vista absolutamente original e coeso. Imagine, uma poltrona realmente singular, concebida não apenas para ser um móvel bonito e caro, mas, sim, criada mesmo para complementar e/ou sustentar um comportamento, uma necessidade humana.., talvez, a atividade da própria reflexão . Será que temos colegas que se especializaram neste segmento ? Deve ser extraordinário trabalhar com design de móveis, de interiores ou com soluções para ambientes como restaurantes etc...

voltar aos tópicos
responder ao tópico